Rio de Janeiro / RJ - quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Espuma Densa Ecoguiada

O QUE É ESPUMA DENSA ECOGUIADA?

Recentemente deu-se bastante destaque a este assunto na mídia, o que levou à grande procura pelo método. A "espuma" consiste em um método de tratamento de varizes capaz de obliterar vasos calibrosos, inclusive as veias safenas, eu um procedimento ambulatorial, realizado no consultório, sob anestesia local.

Não há portanto a necessidade de internação hospitalar, dos riscos anestésicos e dos custos inerentes à cirurgia tradicional de varizes (remoção dos vasos varicosos).

A "espuma" é realizada com a mistura de um líquido escleorante com ar e injetada no interior do vaso dilatado, na maioria das vezes, com o auxílio do aparelho de ultra-sonografia, o que potencializa seu efeito e permite o tratamento de varizes calibrosas.  Já o líquido esclerosante na sua forma pura, líquida, não é capaz de esclerosar estes vasos, sendo utilizado apenas para tratamento de microvarizes e telangectasias.

Esta técnica permite o tratamento de pacientes considerados inadequados para o tratamento cirúrgico convencional (idade avançada, alto risco cirúrgico e anestésico, alterações de pele imposrtantes como dermatoeclerose e ulcerações etc), possibilitando melhora clínica, alívio de sintomas e melhora da qualidade de vida destes pacientes, antes condenados ao uso de meias elásticas para o resto da vida.

Entretento, é importante salientar que o tratamento cirúrgico ainda é o padrão ouro, indicado na maioria das vezes por apresentar melhores resultados clínicos e estéticos e por ser realizado em uma única etapa.

A escleroterapia com espuma densa pode ter resultados indesejados e complicações  como manchas de pele, ulcerações, recidiva, tromboflebite e trombose venosa profunda entre outras e pode consistir de um tratamento realizado em várias sessões. Por este motivo, não deve ser indicada indiscriminadamente ou como única forma de tratamento.

A escolha do melhor método para o tratamento das varizes deve ser individualizada, ou seja, cada paciente vai se beneficiar mais de uma técnica. Por isso, converse com seu angiologista / cirurgião vascular sobre todas as possibilidades.

Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta