Rio de Janeiro / RJ - quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Varizes

O que são varizes e como tratá-las?

 

As varizes dos membros inferiores são caracterizadas pela dilatação das veias superficiais das pernas com comprometimento de sua função de drenagem do fluxo sanguíneo, podendo levar a diferentes graus de insificiência venosa, desde um grau leve, apenas com alterações estéticas, a graus avançados com edema (inchaço), inflamação e alterações da pele (cor e textura) e até ulcerações.

As causas podem ser variadas, sendo a mais comum a idiopática (desconhecida), havendo forte ligação genética entre parentes de primeiro grau (hereditária). 

Sintomas:

Os principas sintomas são: inchaço, dores em peso piores à noite, cãimbras noturnas e queimação no local dos vasos.

As complicações mais frequentes são: o sangramento (varicorragia) e a tromboflebite superficial (formação de coágulos dentro das varizes causando inflamação desta).

Diagnóstico:

O diagnóstico é dado pelo exame físico. Em algumas situações é necessário realizar um ecoDoppler em cores venoso dos membros inferiores para avaliação do sistema profundo e das veias safenas e perfurantes (possíveis causadoras das varizes por sobrecarga das veias superficiais quando estão insuficientes). 

Tratamento:

O tratamento deve sempre incluir medidas de prevenção da progressão, com o uso de meis elásticas, perda de peso, exercícios físicos e medidas posturais - como elevação das pernas durante a noite.

Medicamentos com flavonóides, castanha da índia e cumarina em sua composição podem diminuir a progressão e melhorar os sintomas, mas não curam nem fazem desaparecer as varizes já existentes.

Para a remoção das varizes, quando indicada, existem atualmente várias técnicas, dentre elas:

Escleroterapia ("aplicação") - injeção no interior das varizes de medicamentos que causam a sua obliteração, na sua forma simples.

Crioescleroterapia - Injeção de substância esclerosante congelada, aumentando sua potência.

Escleroterapia com espuma - Injeção da substância esclerosante misturada com ar criando uma espuma e assim aumentando sua potência.

Laser transdérmico - Destruição das veias através da administração transcutânea da energia do laser.

Cirurgia convencional (fleboextração) - Remoção das varizes através de microincisões.

Termoablação - obliteração das veias com a transmissão de energia em seu interior através de laser ou radiofrequência.

A decisão terapêutica deve ser tomada pelo médico, em concordância com a vontade do paciente, sempre dentro das recomendações médicas vigentes.

Todas as formas de tratamento têm risco de complicações, e nenhuma delas é ideal para todos os pacientes.

Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta